Análise de Dados é um assunto também muito discutido atualmente e diretamente ligado a tecnologias de IA. Vamos abordar este tema e falar um pouco sobre isso e como pode ser útil para o trabalho em bibliotecas.
Conhecer bem o acervo de uma biblioteca será útil para tarefas como pesquisa de títulos para usuários (o que normalmente é feito por sistemas de software dedicados a isto), mas também permite a flexibilidade de identificar e apresentar todo tipo de dados… Saber que áreas, ou assuntos são mais, ou menos privilegiados poderia ser útil no desenvolvimento de coleções? Saber quais livros são mais antigos, ou não consultados seria útil para o desbaste do acervo? Acreditamos que sim.
As atividades de Análise de Dados têm aplicação em quase todas as áreas como mercado financeiro, pesquisa espacial, demográfica… por isso há muitas ferramentas e técnicas de software para estas aplicações. Algumas bem caras e sofisticadas, outras nem tanto e até há recursos gratuitos para análises relativamente complexas.
Futuramente, vamos apresentar algumas destas ferramentas e técnicas de análise aplicadas em problemas sobre dados (metadados) encontrados em qualquer biblioteca. Até mais!
Análise de Dados é um daqueles termos novos que refere-se a tarefas que são feitas a muito tempo, mudando apenas as ferramentas (no caso de software) que são utilizadas.
O caso mais comum de Análise de Dados ocorre sobre dados em tabelas digitais (como aquelas do aplicativo excel que já são usadas a algumas décadas). Vamos tomar como exemplo uma tabela com dados sobre o acervo de uma biblioteca… Esta tabela estaria organizada em linhas para cada livro, nas colunas teríamos os cabeçalhos de autor, título, imprenta, edição, volume, exemplar, data de aquisição (tombo), código de classificação, assuntos principal e assunto secundário… Que análises poderíamos fazer sobre estes dados?
Posso dizer que as análises possíveis são muitas, variadas e úteis… As análises mais simples são contagens do tipo quantos livros há sobre determinado assunto, quantos livros foram adquiridos ao longo dos anos (inclusive produzindo gráficos para apoiar as análises). Podemos sofisticar buscando quantos livros foram adquiridos no ano 2010 sobre o assunto Psicologia Infantil, ou buscar todos os livros que estejam numa determinada classe do código de classificação usado.
