Hoje vamos continuar ainda no tema Análise de Dados sobre um conjunto de dados relacionado ao acervo de uma biblioteca. Mas vamos procurar enfatizar os resultados de maneira gráfica… um jeito importante e potente para mostrar dados sobre algo…
Antes de entrar na seara de analisar os dados para apresentar todos os dados sobre um acervo, ou apenas os títulos únicos, ou seja suprimindo os diferentes exemplares, edições, volumes, vamos finalizar a apresentação de dados sobre um acervo em coleções, mas agora graficamente.
No post anterior criamos e disponibilizamos tabelas sobre uma “fatia”, ou um pedaço dos dados do acervo. Ali é possível acessar uma tabela com os itens de uma das coleções do acervo clicando no respectivo link. Pois bem, tabelas podem ser muito úteis, mas gráficos resumem muito mais rapidamente em alguns casos, o que queremos mostrar.
Considere por exemplo que queremos saber quantos itens temos em uma coleção, mas por classe de classificação decimal, ou seja, entre as classes 0 a 9. Um gráfico de barras, neste caso, é perfeito para mostrar estes dados porque permite ver as quantidades de todas as classes ao mesmo tempo e ainda possibilitando a comparação entre as classes.

O gráfico acima permite saber rapidamente que os itens na classe 3 estão em maior quantidade em relação aos demais, a classe 4 é a que possui menos itens (normalmente a classe 4 não é utilizada, mas para esta coleção de exemplo, que de livros raros, pode haver exceções). De imediato, sabemos também que os itens da classe 9 também estão muito presentes nesta fatia do acervo (coleção). Vejamos outro gráfico para outra coleção neste mesmo acervo.

Neste caso, trata-se da coleção de acervo geral (a mais volumosa). Como deveria ser, rapidamente percebemos que não há nenhum item na classe 4. Os itens da classe 3 são cerca de 20 vezes maior, em número, que as demais classes. Poderíamos inclusive, a partir da constatação da importância da classe 3 neste acervo, preparar um gráfico somente para os itens da classe 3, tratando-os quase como uma coleção da biblioteca.
Até o próximo post!
